9 grandes documentários sobre comida

Comida não é moda, não é lista, não é glamour, não é salão chique, não é ego alucinado, não é desperdício. Comida é primordial, essencial, o que nos move, o que nos envenena ou cura. Somos o que comemos e esquecemos disso quase completamente – se ingerimos lixo em forma de fast food, alimentos processados, excesso de proteína animal, gorduras modificadas, conservantes, espessantes, corantes, realçadores de sabor, seremos doentes, cansados, deprimidos. Fato, lei da causa e efeito. Se ninguém abastece o tanque do carro com ácido, porque colocamos lixo pra dentro de nós e esperamos funcionar direito?

Nesses tempos malucos dominados pelo lado mais feio do agronegócio e no qual corporações globais alimentam milhões de pessoas com ingredientes insalubres porém altamente lucrativos, precisamos mais do que nunca voltar a ter noção de que somos responsáveis pelas nossas escolhas, pela nossa saúde, pelo nosso corpo. E tudo começa com o que comemos.

Não adianta mais terceirizarmos nossos problemas: o terceiro somos nós mesmos. E não há pílula no mundo que cure o que estamos fazendo.

Aqui vão alguns documentários sensacionais para quem se interessa pelo tema. Quase todos estão em inglês e sem legendas – se você domina o idioma, por favor, assista.

FoodMatters
food-matters-poster

Apesar dos bilhões de dólares de financiamento e pesquisa em novas curas, a população mundial continua a sofrer de uma série de males crônicos que aumentam de proporção a cada dia. Remendar a situação com mais remédios já está se mostrando inócuo, e a razão é simples: o que está nos fazendo doentes é o que comemos.

http://www.solarmovie.ws/watch-foodmatters-2008-online.html

O Lado Negro do Chocolate

O trabalho escravo e sequestro infantil que está por trás da produção de cacau da Costa do Marfim, fonte da maior parte da matéria-prima dos chocolates finos do mundo.

The World According To Monsanto

Como a gigante multinacional do agronegócio – que possui patente de sementes e domina quase 80% do mercado delas e de defensivos agrícolas do mundo- altera geneticamente soja e milho (entre outros), tem relações promíscuas com o governo do EUA e destrói milhares de pequenos produtores.

Muito Além do Peso

O aumento absurdo do consumo de produtos industrializados – cheios de açúcar, xarope de milho, conservantes, estabilizantes e outras tranqueiras- fez a alimentação piorar drasticamente. Em todo o mundo. O resultado: aumento dos casos de diabetes, colesterol, triglicérides, entre outras doenças, acarretando milhões de mortes, inclusive entre crianças. Peso não é brincadeira. Doces e fast food não são demonstrações de amor.

Food Inc.

A chocante realidade de como nossa comida é produzida: de verduras e legumes tóxicos à animais completamente doentes que viram nosso hambúrguer de cada dia.

The Price of Sugar

http://vimeo.com/23607359

Trabalho infantil e condições insalubres nas plantações de cana são uma realidade. Imensa e triste. 

Fork Over Knives
B1001

http://documentaryaddict.com/Forks+Over+Knives-9636-documentary.html

O que você come pode mantê-lo saudável, curá-lo ou matá-lo. Se você tem dieta baseada em proteína animal, cuidado… Os EUA não está entre os países com maior incidência de mortes por obesidade, diabetes e problemas cardíacos à toa.

Sugar Vs Fat


BBC.Horizon.Sugar.v.Fat.H264.1280×720.AAC.RMAC by i-teach-U
Dois irmãos gêmeos, médicos, decidem estudar o que é pior para o organismo: açúcar ou gordura. Cada um começa dieta rica num desses elementos. O que descobrem é estarrecedor.

Hungry for a Change
hungry

http://viooz.co/movies/4394-hungry-for-change-2012.html

Sim, é possível ser saudável sem tomar a maioria dos remédios que nos prescrevem.  O que colocamos dentro do nosso organismo é muito mais forte do que alopatia. 

Comente

Seja bem-vindo, sua opinião é importante. Comentários ofensivos serão reprovados